Uma coisa que deixa qualquer empreendedor, proprietário ou gerente de restaurante feliz é o fato de haver fila de espera em seu estabelecimento. A certeza de uma boa oferta de serviço prestado e da alta satisfação dos clientes leva o estabelecimento muitas vezes a ter filas de espera.

Na mesma proporção da satisfação é a preocupação, com o aumento de uso das redes sociais o risco de uma abordagem de atendimento inadequada pode acarretar frustrações dos clientes e o pior, reclamações expostas ao público em redes sociais, o que pode comprometer o negócio.
Por isso nesse post apresentaremos algumas idéias que podem ser implementadas a curto ou longo prazo para melhor gerir as filas de espera em restaurante e garantir a melhor experiência para seus clientes.
Segundo uma pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui em parceria com Abrasel(Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) 63% das pessoas entrevistadas realizam consultas de avaliações online antes de tomarem a decisão a respeito de um bar ou restaurante.
Soluções de curto prazo tem menor investimento para implementação e costumam se adequar melhor a realidade da maior parte dos restaurantes, podemos destacar as seguintes:
- Ofertar promoções em dias de baixo movimento;
- Disponibilização fácil do cardápio e também do cardápio virtual via QRCODE, isso aumenta a chance do cliente já saber o que irá pedir quando for atendido;
- Organizar o time com processos documentados para lidar com a fila de espera, evita confusões e aborrecimentos no atendimento;
- Utilizar tecnologia para auxiliar no gerenciamento de filas de espera, soluções desse tipo.
Soluções de longo prazo comum:
- Aumento no quadro de funcionários, o que pode acarretar também em necessidade de aumento do espaço físico, cozinha, entre outros;
- Pesquisa de perfil dos clientes do restaurante para abertura de outra unidade do restaurante.